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informações sobre o mercado.

Por que o SAC é tão importante?

ara que uma empresa ganhe destaque no mercado é necessário mais do que oferecer bons produtos e preço aos seus clientes, é necessário ir além e proporcionar um bom serviço e atendimento.

Nesse contexto, muitas marcas têm se destacado, principalmente com a grande influência que as redes sociais têm na vida cotidiana das pessoas hoje.

Empresas que rapidamente ampliaram suas formas de atendimento para todos os canais têm alcançado mais e mais clientes e crescido não só em números, mas também em reconhecimento no mercado.

Nesse sentido, preocupar-se com a venda em todos os seus aspectos é essencial, por isso cuidar do pós-venda é muito importante para que a sua empresa consiga se destacar no mercado e ganhar a confiança dos clientes.

Os meses iniciais do ano usualmente são períodos em que o pós-venda está muito ativo, já que depois das festas de final de ano e consequente maior número de vendas, é normal que aumente também os problemas com as compras.

Por conta disso, principalmente nesta época do ano, é essencial que a sua empresa esteja com um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) bem preparado para atender bem e realmente solucionar os problemas ou dúvidas de seus clientes.

A primeira coisa que toda empresa deve ter em mente quando vai fornecer esse tipo de atendimento é que o seu cliente não estará contente em perder o tempo dele tentando resolver o problema, portanto, os atendentes devem ser solícitos e eficientes durante o serviço, tentando poupar tempo durante o atendimento.

Mas não é só isso que o SAC deve oferecer aos clientes, que tal conferir as nossas dicas sobre o tema e aplicar as ideias ao seu serviço de atendimento?

1) Seja transparente!

O atendimento no pós-venda deve demonstrar que a empresa é aberta ao consumidor e realmente procura solucionar os seus problemas, por isso é importante que os atendentes sejam sinceros com os clientes na hora de realizar o atendimento.

Portanto, ofereça protocolos de atendimento ao cliente e grave as conversas, dando acesso às mesmas se o cliente desejar, assim é possível evitar desvios no padrão de atendimento e o cliente sente-se mais seguro com as informações que está recebendo.

2) Responda todas as dúvidas de seu cliente

Em muitos atendimentos pós-venda a falta de padrão ou organização da empresa fica evidente quando os funcionários não sabem responder a uma questão ou encaminham para o setor errado, o que diminui a confiança do cliente perante a marca, ao mesmo tempo em que o deixa insatisfeito e incomodado com a falta de eficiência.

Evite esse tipo de situação em seu SAC indo além das situações padrão: tenha em mente que não é possível aos atendentes a previsão de todas as situações, mas é possível que eles encontrem a resolução se procurarem.

Portanto, se surgiu dúvida frente a uma situação o atendente tem que ser rápido para encontrar a solução, mas deve informar ao cliente que está pesquisando a resposta: peça ao cliente para aguardar um momento e o informe que a solução está sendo pesquisada, encontre o material ou superior que responderá a dúvida de maneira rápida e segura e a repasse ao cliente.

3) Educação é essencial!

Assim como no pré-venda, deve existir um padrão de qualidade no atendimento oferecido no pós-venda. Nesse contexto, oferecer treinamentos aos seus atendentes de como conversar com os clientes, apontar quais palavras deve usar e quais deve evitar, estipular um tom de voz que seja agradável e audível e evitar ruídos na ligação são alguns dos comportamentos essenciais para um SAC de qualidade.

Ao mesmo tempo os funcionários devem transparecer sinceridade e humanidade no atendimento, lembre-se que o atendente não é um robô. Portanto, não economize no investimento na hora de preparar seus funcionários, pois é através deles que o cliente enxerga a sua marca.

4) Seja flexível no atendimento

Existem situações em que a política empresarial pode entrar em conflito com o que o cliente busca, mas isso não deve causar incomodo ao cliente e deixa-lo insatisfeito.

Portanto, é muito importante que a empresa seja flexível e ofereça formas de negociação quando se depara com uma situação dessas: ofereça mais de uma solução ao cliente e o ajude a encontrar uma solução que esteja em equilíbrio com a política da empresa e com os anseios pessoais dos clientes.

Lembre-se que o atendimento é uma busca de soluções em conjunto e não uma disputa entre a sua empresa e o cliente.

5) Traga informações novas ao cliente

Se o cliente resolveu entrar em contato com o SAC significa que as informações já fornecidas com o acompanhamento do pedido ou descrições do produto/serviço não foram suficientes. Escute a dúvida do cliente com atenção e traga novas informações durante o atendimento, sempre oferecendo maneiras de solucionar o problema.

Ao oferecer um bom atendimento pós-venda a sua marca se destaca frente ao cliente e evita repercussões negativas em sua imagem. Aplique as nossas dicas em seu SAC e aumente a possibilidade da maior fidelização de clientes.

FONTE: e-commercebrasil

AUTORA: Larissa Lotufo


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