Notícias do Blog

informações sobre o mercado.

Como economizar com embalagens para e-commerce

A embalagem para e-commerce é uma ótima forma de fidelizar seus clientes e cativá-los com ideias criativas. Por ser o primeiro contato direto com seu consumidor, esse ponto pode ter um impacto positivo ou negativo na hora de conquistar seu cliente.

Mesmo sendo uma porta de entrada para o aperfeiçoamento do marketing do seu e-commerce, oferecer essas embalagens algumas vezes pode não ser algo tão barato. Preocupações com proteção, espaço para armazenamento de produtos, problemas com avarias e danos em encomendas também são algumas situações que acabam desencadeando despesas acima do esperado.

Mas como associar a economia na aquisição dessas embalagens com a inovação ao cliente? A dica essencial é procurar outros tipos de embalagens alternativas que podem reduzir os custos da sua loja no final do mês. Quer ver alguns exemplos? Aqui vão alguns tipos de embalagens econômicas e atraentes:

Envelope de segurança com plástico bolha

Uma das grandes preocupações de quem trabalha no comércio eletrônico é relacionada à logística da entrega dos produtos. Embora as caixas sejam boas opções, elas ainda são suscetíveis a danos da entrega. Investir em uma boa opção de envelope de segurança com plástico bolha é uma alternativa mais barata, eficaz, o material é reciclável e previne o risco de acontecer avarias com o produto.

Se seu e-commerce trabalha com produtos pequenos, não é necessário ter uma caixa como embalagem. Envelopes com plástico bolha são mais práticos e não ocupam tanto espaço na hora de levar o produto.

Sacola com alça estilo camiseta

Sabe aquela sacolinha dos supermercados? Pois é, dentro desses modelos existe uma chamada sacola alça camiseta que também é boa para transportar seus produtos e entregá-los aos clientes. Além disso, não há preocupação de comprar essas embalagens em grande quantidade porque elas não ocupam tanto espaço no estoque, como seria o caso das caixas.

Dimensão dos produtos

Agora que já sabe que essas duas alternativas são boas para a sua loja, é bom notar a importância de calcular a dimensão dos seus produtos. Não descartando o uso das caixas, mas aproveitando outras opções de embalagens.

Calcular largura e comprimento dos produtos, volume e acessórios inclusos no produto são informações importantes na hora de aderir a outros tipos de embalagem. Repare se seus produtos cabem nas sacolas e nos envelopes a fim de não trazer problemas ao consumidor.

A análise dessas dimensões pode ser feita em algumas etapas. Por exemplo, calcule primeiro as dimensões do produto como a altura e o peso do produto. Tendo essas noções, utilize-as também para calcular o tamanho correto para o tipo de embalagem que for usar para armazenar o produto.

Mesmo sendo alternativas econômicas, o custo pode ser maior se você não tiver conhecimento da dimensão dos produtos que seu e-commerce oferece e do tamanho dos envelopes ou as sacolas que for usar para empacotamento. Essa preocupação previne gastos com a logística reversa, quando há a necessidade de realizar um novo procedimento para armazenagem do produto ao chegar às mãos do consumidor já com avarias.

Essas dicas são valiosas na hora de fazer seu e-commerce evoluir. Lembre-se que a embalagem é o primeiro contato do cliente com sua empresa. Mas se você ainda tiver dúvidas sobre as embalagens e o processo de empacotamento, pode preferir a serviços de empacotamento terceirizado ou então buscar mais informações sobre embalagens para produtos. Assim, suas despesas diminuem e seus lucros aumentam.

FONTE: e-commercebrasil

AUTOR: Flávio Salzano


voltar