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Como concorrer com o comércio tradicional?

O que vender na internet é rentável, já não se discute mais, visto que os números só crescem no Brasil e no Mundo. Mas você sabe como seu e-commerce pode concorrer com a loja física? Separei algumas dicas para que seu negócio online consiga resultados realmente expressivos.

Bom, primeiramente temos que entender as duas entidades, vamos chamar assim, completamente diferentes, porém juntas podem sim ser um grande potencial para a empresa.

Ainda hoje, a visão da loja virtual nada mais é do que uma extensão da física, o que é errado, pois esta pode sim nascer do zero sem sequer ter tido a ideia da criação da sua antecessora, a loja física.

Exemplo disso são os segmentos dos suplementos alimentares os quais são uma grande potência de vendas no mundo, inclusive no Brasil. Acompanhe o que segue:

Preço justo é bom para todos!

Pode-se dizer que a maior vantagem nas compras em e-commerces são os preços, pois o baixo custo operacional permite que os valores sejam muito mais atrativos dos encontrados nas lojas físicas. Portanto, este é um diferencial atrativo.

A contrapartida é a entrega. Se quer realmente ganhar o cliente, use promoções com frete grátis, ou ainda use provas sociais mostrando as entregas e depoimento das mesmas. Uma boa jogada.

Abertos 24 horas

Outra jogada infalível é a venda e o atendimento 24 horas! Quem está com uma emergência agradece e sempre volta. Então, se puder, deixe um número Whatsapp de plantão para tentar solucionar o problema da pessoa, seja para o dia ou outra hora. Com certeza o diferencial no atendimento vai trazer ótimas recomendações.

Conforto, compre sem sair de casa

Outra vantagem com a qual você pode jogar é o conforto do cliente. Use e abuse desse jargão para que quando a pessoa for comprar, se lembrar da facilidade e praticidade em comprar por meio de um celular, pc ou até pelo telefone, porque não? Ajuste isso com um ótimo atendimento e pronto está tudo resolvido.

Compra garantida

Outra dica que você pode fazer nas suas campanhas é utilizar a chamada devolução em 7 ou 30 dias dependendo do produto. Esse tipo de garantia concorre com a pronta entrega das lojas tradicionais. Gera a sensação no cliente de que você é confiável, seja pelo produto, pela entrega ou pela transação.

Insista no frete

A contrapartida ou o elo fraco do online sempre será a entrega, por dois motivos: a ansiedade da chegada do produto e a confiança em não levar um golpe. Então, sempre que possível publique nas redes sociais, fotos com a expedição dos produtos ou a chegada aos clientes.

Peça para eles enviarem, isso ajuda e muito! Você ainda pode criar campanhas com cupom desconto com a publicação pelo seu cliente. Insista nesse tópico, pois só assim seu cliente vai ficar descansado e acreditar na sua proposta.

Formas de pagamento também ajudam

Outra opção muito vantajosa em que você pode apostar é a forma de pagamento, seja via facilitadores, seja cartão, depósito com descontos, etc. Tenha a maior variedade delas, pois isso cai bem aos olhos do seu cliente e denota confiança na hora de comprar. Acredite!

Ao alcance de todos

Outra vantagem na qual você pode apostar é com o alcance, ou seja, não vender somente em uma determinada região e sim no país todo ou em vários países, depende da sua proposta. Então elabore suas campanhas pagas com estes segmentos, seja pode cidade ou país, dependendo do que quer alcançar. Quanto mais, melhor!

Aposte em ferramentas que ajudam

Outra possibilidade bem bacana do e-commerce é que tudo é local e não-local ao mesmo tempo. Você vende onde e como quiser utilizando ferramentas que são muito boas a um preço bem baixo ou até free.

Apesar de uma loja virtual precisar de tempo e dedicação, seu retorno pode ser surpreendente. Entender como funciona o fluxo e otimizá-lo é o grande segredo para se manter vivo. Acredite e confie no que faz, com certeza seu retorno será acima do esperado.

FONTE: e-commercebrasil

AUTORA: Cynthia Akao


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